A evolução do logotipo da Coca-Cola é tão interessante quanto a sua história. Não por causa das mudanças em sua forma, que foram poucas, mas justamente por manter suas principais características originas desde a sua criação em 1887, pelo contador do inventor da Coca-Cola Frank Robinson.
Frank Robinson criou também o nome Coca-Cola. Embora estivesse mais focado na estética das letras “C” do logotipo, Robinson acertou também na composição das palavras que juntas possuem uma sonoridade incrível, que chamamos hoje em naming de aliteração (rima e ritmo nas palavras que compõem o nome de uma marca). Saiba mais sobre naming neste artigo do site bakerdesign.com.br.

Como surgiram as letras do logotipo da Coca-Cola
Em 1886, os primeiros anúncios da Coca-Cola não tinham logotipo porque ainda não fora criado. O primeiro logotipo do refrigerante mais famoso do mundo surgiu pela primeira vez em 1887. Continue lendo para conhecer melhor esta história incrível.
1886 – Anúncios da Marca sem logotipo
John Pemberton, o inventor da bebida, anunciou nos jornais locais usando uma letra simples para assinar com o nome da Coca-Cola.

Um ano depois, era criado o logotipo da Coca-Cola usando um tipo de caligrafia da época.
1887 – Nasce o logotipo da Coca-Cola
Nos anos de 1880, nas escolas de economia dos EUA, haviam cursos de caligrafia. O método de escrita difundido na época era a caligrafia Spenceriana, o mesmo tipo de letra que o contador Frank Robinson usou para criar o primeiro logotipo da Coca-Cola. Saiba mais sobre este estilo de escrita cursiva no artigo “O que é Caligrafia Spenceriana“.

Robinson era um excelente calígrafo. Sua ideia de logotipo com a letra script foi apresentada para um grupo de pessoas da empresa de Pemberton e aprovada por unanimidade.

Depois de criado, o logotipo assinou anúncios, embalagens, cartazes e placas, mas, devido as limitações do processo de impressão e reprodução da marca, apresentava algumas distorções na sua forma e cor.
Início da evolução do logotipo da Coca-Cola
1890 a 1891 – Primeiras alterações no logotipo
A marca ainda não estava registrada, portanto permitiu algumas alterações e experimentos no lettering da marca no período entre 1890 e 1891, sobre tudo nos primeiros calendários de parede da Coca-Cola. As letras “C” aparecem com espirais e, às vezes, pontos na forma de diamantes decoram o logotipo.



1893 – Registro da Marca Coca-Cola
Em 31 de janeiro de 1893, a marca foi registrada no Escritório de Patentes dos EUA. A palavra “trademark” foi acrescentada na cauda da primeira letra “C” do lettering.

Década de 1920 – Acréscimo da palavra “Drink”
A evolução do logotipo da Coca-Cola continua. Em meados da década de 1920, a palavra “DRINK” também apareceria acima do logotipo em muitas placas, cartazes e anúncios.

1940 aos anos 1950 – Sai “trademark”
As palavras “trademark registered” saíram da letra “C” e passou para a parte de baixo do logotipo. Em 19 de novembro de 1947, a escrita spenceriana moderna, conforme a conhecemos hoje, foi registrada na Austrália (segundo site oficial da Coca-Cola).
A partir do início dos anos 50, a designação da marca foi simplificada para “Trade-mark ®” e começou a ser usada em alguns itens. Somente em 1962 esse uso se tornou uma prática comum.

1947 até 1960 – Disco Vermelho da Coca-Cola

Em 1947 o Disco Vermelho com a garrafa da Coca-Cola dentro começou a ser usado para anunciar a marca Coca-Cola. Na teoria da Gestalt, a psicologia da forma, o círculo é pregnante, ou seja, é uma forma equilibrada, fácil de ser lembrada, além de atrair o olhar do observados.
Talvez seja esse o motivo do disco vermelho ter se tornado tão icônico, tão forte e tão lembrado. A forte imagem gráfica do formato de disco se tornou um elemento fundamental na sinalização em lugares ao ar livre.
Em 1948, placas com os discos começaram a ser pendurados dentro de bares e restaurantes como propaganda e decoração. Imagens do Disco Vermelho também surgiram em anúncios impressos nos anos 1960.

1958 até 1960 – Evolução do logotipo da Coca-Cola do disco vermelho para o formato de rabo de peixe
Em 1958 foi lançado o formato “rabo de peixe” que substituiu o Disco Vermelho da marca Coca-Cola. Um ano depois, foi usado em textos, sinalizações, cartuns e máquinas de refrigerantes.

Em 1965, esse design foi eliminado e a empresa voltou a usar o Disco Vermelho dos anos anteriores. Decidiu-se que o círculo vermelho era a associação visual mais forte com a marca registrada.
Na minha opinião, a volta se deve a pregnância do círculo do Disco Vermelho, muito superior à forma estranha do rabo de peixe.

1969 até 1985 – Evolução do logotipo com o surgimento da Onda Branca
No final de 1969, a Coca-Cola introduziu um novo logotipo da marca com um elemento de design apelidado de Arden Square. O quadrado vermelho com o logotipo clássico da Coca-Cola e o que é conhecido como a “onda” ou “Fita Dinâmica”.

O novo design foi usado em todos os materiais de publicação junto com o próprio produto. No logotipo, em inglês, foi substituída a palavra “Drink” acima da Coca-Cola pela palavra “Enjoy”
1982 – Diet Coke
1982 foi o lançamento da Diet Coke, a primeira extensão da marca registrada da Coca-Cola. O logotipo tradicional, com a escrita cursiva, foi trocado por uma fonte com serifa grossa.

1985 a 1987 – Evolução radical do logotipo com a New Coke – FRACASSO!!!
Pela primeira vez em sua história, a Coca-Cola deixa de ser o refrigerante mais popular. As vendas da Pepsi haviam ultrapassado as vendas da Coca-Cola.

A empresa precisava reagir, em resposta, mudou sua fórmula e lançou uma nova marca arrojada, desprezando o tradicional logotipo em script em favor de uma fonte bold e serifada.
A New Coke foi um fracasso total. Houve uma enorme reação dos clientes, muitos deles boicotando a marca até que a empresa restaurou a fórmula clássica da Coca Cola que eles haviam amado ao longo dos anos. No entanto, a empresa decidiu manter a versão modificada do logotipo Coke em outros países.
1987 – A volta ao clássico
Depois do fracasso da New Coke, a empresa trouxe de volta a fórmula e o logotipo que haviam sido inventados exatamente um século antes.
Além de adicionar a palavra “clássico”, o famoso gráfico da fita foi integrado ainda mais ao lettering, cruzando com o “o” em Cola.

A empresa não descartou completamente o logotipo da New Coke, então modernizou sutilmente, vitalizou a fonte da palavra “Coke” e simplificou para harmonizar com a aparência geral.
Eles também adicionaram um pouco de volume à fita com uma onda na cor prata.

1993 a 2002 – “Sempre Coca-Cola”
Em um retrocesso ao design dos anos 1950, a Coca-Cola trouxe de volta o logotipo circular com a garrafa. No entanto, não foi usado nos produtos, mas em conjunto com as campanhas de Natal com o carismático urso polar.

2002 – Múltiplas faixas
A nova identidade visual apresentava várias fitas em vários graus de transparência, juntamente com a adição ousada de uma fita amarela e ilustração de gotas.

2002 – De volta a faixa branca
Em 2009, a empresa optou por uma abordagem mais simplificada ao logotipo clássico. Todos os slogans, marcas comerciais e gráficos adicionais foram evitados em favor ao tradicional lettering em script e de um simples símbolo de marca comercial ®.

2013 – Coca-Cola Life – VERDE!!!
A versão verde do logotipo da Coca-Cola é exclusivo da extensão da marca Coca-Cola Life, que chegou no Brasil somente em 2016, embora tenha sido lançada na Argentina e no Chile alguns anos antes.
O refrigerante fez mais sucesso pela cor verde da embalagem do que pelas suas características ironicamente apelidadas de “saudáveis”. A sua fórmula contém folhas de estévia, um adoçante natural, e 50% menos açúcares.
Evolução do logotipo da Coca-Cola: diferentes línguas sem perder a identidade
É espetacular a adaptação do logotipo script da Coca-Cola para outras línguas totalmente diferentes da caligrafia clássica que originou o lettering do refrigerante mais famoso do mundo.

A cauda da letra “C” está presente em quase todos os logotipos orientais da Coca-Cola, mesmo que não exista nenhuma letra “C”. O famoso disco ou a onda branca sobre o fundo clássico vermelho da marca ajudam a identificar rapidamente que se trata de um produto ou comercial da Coca-Cola.

Apesar de alguns fracassos na estratégia da marca que alteraram o sabor e o clássico lettering em script, a marca evolui sem perder sua origem da caligrafia Spenseriana que vimos no começo deste artigo.